terça-feira, 4 de outubro de 2011

PLANO DE AULA DATA DA 1° V.A

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Pedagogia
Metodologia da História II
Professor: Ricardo Pacheco
Aluna: Cleyde Rago | 8º Período

Plano de Aula

Série: 2º série
Tema: A família contemporânea
Duração: 4 horas
Disciplinas: História e Arte
Conteúdo: Nossas Famílias

Objetivo Geral:
reconhecer como se forma uma família e sua importância

Objetivos Específicos:
* Identificar uma organização familiar em diferentes situações.
* Estimular o respeito nas diversidades de famílias.

Listas de materiais necessários:
CARTOLINA
ÁLBUNS FOTOGRÁFICOS
FITA ADESIVA
QUADRO BRANCO
PILOTO
SOM PORTÁTIL (MUSICA)



DESENVOLVIMENTO

1ª ETAPA
Ouvir uma música que retrata a família contemporânea (família-titãs). logo depois uma conversa informal sobre a música, relacionando-as com suas famílias.

2ª ETAPA
A partir do conhecimento prévio, levantar questões sobre o tema com perguntas que permitam aos alunos expressarem os seus conceitos de família. ex.:
1.quem é sua família?
2.você mora com quem?
3.o que é família?

3ª ETAPA
Através de desenho, os alunos irão expressar como se configura a família no qual estão inseridos, trazendo sua própria realidade.
Logo depois, haverá o momento de exposição dos desenhos nas paredes e cada um socializa sua própria história, com a sala interagindo.

4ª ETAPA
A professora deve concluir sua aula com um texto coletivo fazendo mensão das características diversas no qual se deve respeitá-las e sua importância na vida da criança.
Para encerrar a aula, haverá uma exposição com as fotos de cada família representada pelos alunos.


Obs. Abaixo estão ratificações feitas a partir de considerações do Professor Ricardo Pacheco.
  • Objetivo geral fica sendo "Identificar uma organização familiar em diferentes situações." .
  • Objetivo Específico fica sendo "Reconhecer como se forma uma família e sua importância".
  •  A música vai funcionar como um momento introdutório ("No início da aula, a preparação dos alunos visa criar condições de estudo: mobilização da atenção para criar uma atitude favorável ao estudo, organização de ambiente, suscitamento do interesse e ligação da matéria nova em relação à anterior.", Libâneo).  Através da escuta, os alunos perceberão palavras/conceitos que relacionarão ao tema.
  • Entre as etapas 2 e 3, estará acontecendo uma conversa informal de perguntas e respostas entre professor e aluno. Logo depois, os alunos farão desenhos representando suas famílias.
  • Como conclusão, será criado um texto coletivo, trazendo as reflexões a partir dos relatos de vivência.

Um comentário:

  1. O objetivo geral é um específico; no específico estão dois gerais...
    No 1ª etapa não está claro como a música será explorada. Com as perguntas da 2ª etapa???
    Da mesma forma a 3ª etapa me parece desconectada da anterior.
    E no final, como desenhos viram um texto???

    ResponderExcluir