domingo, 27 de novembro de 2011

Relatório da aplicação do plano de unidade avaliado na 1ª VA

Apliquei a aula planejada em uma escola privada de subúrbio que oferece à comunidade apenas o ensino fundamental I (1ª a 4ª série). Sua proposta pedagógica trás características de um ensino tradicionalista, onde, na maioria das vezes, o único recurso didático até então utilizado pelo professor é o livro.

Não senti dificuldades em relação ao acesso à escola, pois a mesma está situada no bairro onde moro. 
A turma escolhida para o desenvolvimento do plano de aula foi uma 2ª série com idade entre oito e nove anos, no total de doze alunos.  Solicitei previamente à professora da sala fotos da família dos alunos.

O plano de aula que foi desenvolvido buscou trazer as vivências dos próprios alunos para a sala de aula, facilitando a interação da sua vida com os assuntos escolares, bem como o aprendizado. (Relato de vivência)

Escolhi o tema família com o objetivo de Identificar uma organização familiar em diferentes situações. Levando em consideração a quebra das tradições familiares, busquei incitar o respeito às diferentes organizações familiares na contemporaneidade.

1ª Etapa - Coloquei uma música que cita algumas situações familiares. Durante a execução da música, os alunos foram devidamente introduzidos no tema. Seu refrão traz a palavra "Família" repetidamente. Isso fez com que os mesmos identificassem o tema mais rapidamente. Grande parte da turma se concentrou na atividade.

2ª Etapa - Logo após a música, foi levantado alguns questionamentos afim de trazer os conhecimentos prévios dos alunos. Pra minha surpresa, um aluno relatou que não tem família, pois morava com a avó e o tio. Outro relatou "Minha mãe não mora mais com meu pai. A gente mora com outro homem que tambem tem um filho." Todos os três afirmavam não viver em família. A partir desses relatos e de outros, comecei a itroduzir o conceito contemporâneo de família.  Pude ver que os alunos entenderam a conteúdo.

3ª Etapa - No momento em que pedi para eles desenharem suas famílias já foram incluídos as pessoas que moravam juntos. Através do desenho, vi que o discurso acerca da família já tinha sido mudado independentemente da particularidade de cada um.

4ª Depois de recolher as produções dos alunos, chamei-os para sentar no chão em círculo para concluirmos a aula através de um texto coletivo no qual foi resgatado a importância da família na vida de qualquer um independente das diferenças. Por fim, produzimos um mural com fotos das famílias e os produtos da aula (desenhos, texto coletivo).

Resultados: De acordo com o plano de aula, as ações foram bastante positivas, pois através dos discursos alguns alunos não tinham propriedade do conceito atual de família além da sua função. Sem esse conhecimento construído pelos alunos em sala de aula, possivelmente resultaria em danos na vida social. Dessa forma, meu objetivo foi alcançado.

Observações: Os alunos da classe não estavam preparados para este tipo de aula. No começo dos relatos (Etapa 2), tiveram dificuldades para falar de suas experiencias, estavam receiosos para falar. Isso indica que, normalmente, que eles não têm espaço para expressarem suas opiniões. Então decidi começar falando da minha própria família na infância (relatei minha vivência, onde passei parte da infancia e adolescência morando na casa de uma tia.) a partir daí percebi que eles se sentiram motivados a participar.

Um comentário:

  1. Proposta de aula muito interessante.
    Mas o relato não explora esta vivência para refletir com base nas referências da disciplina.
    Por exemplo, com qual referencial metodológico a aula foi planejada? Seria o relato oral!

    ResponderExcluir